Sobre os adiamentos das turnês de Kiss e Metallica

(Por Fábio F. Nunes, criador e responsável pela Friends Session)

Iniciando com um pedido de desculpas pelo total abandono de notícias por aqui e postagens em redes sociais da Friends Session desde os decretos de distanciamento social em março, apenas para deixar registrado (já que muitos que chamaram pelo chat do site já foram respondidos, por exemplo, e muitos outros sequer se preocuparam por conhecer nossos mais de 14 anos de história ao lado dos fãs)…

Todos os Bus Session permanecem confirmados, automaticamente, já que todos os shows respectivos foram adiados, da mesma forma que em 2013 o Bon Jovi adiou o show e absolutamente ninguém precisou se preocupar, por exemplo.

Conforme dissemos em relação ao show do Metallica na nossa última publicação, “Anunciaremos aqui no site e por mail a todos os clientes assim que que houver algo que necessite ou permita decisão individual.” Até o momento nada além da mudança de datas foi publicado tanto para Metallica quanto para Kiss.

Paralelamente a isso (e quem me acompanha nas minhas redes pessoais já percebeu) há dois meses acompanho e estudo diariamente notícias e dados referentes à pandemia, com várias publicações nesse sentido, tudo com o objetivo também de antecipar eventuais alterações da mesma forma que por muito tempo fiz com shows e outras questões econômicas que impactam direta ou indiretamente o mercado de eventos.

Por conta de sua natureza jurídica, a Medida Provisória 948 de 08 de abril tem validade até dia 07 de junho, e caso não seja aprovada pelo Congresso até esse prazo ela perderá validade (são quase 300 emendas já protocoladas). Nesse interim, por conta dela, todos os eventos (e pacotes de viagens) que sofreram adiamento por conta da pandemia estão desobrigados de reembolso ou poderão fazê-lo em até 12 meses, e nessa cadeia de vínculos isso protegeu tanto os ingressos que já adquirimos quanto os contratos de fretamentos que já adiantamos lá em março para garantir os ônibus, deixando-nos de mãos atadas por mais que discordemos da medida e defendamos a soberania do consumidor nisso tudo, mesmo entendendo o lado das produtoras e o impacto ainda mais catastrófico da alta do dólar caso certos cenários e aspectos legais aconteçam.

Fora isso, tem desde a possibilidade não descartada de “lockdown” severo em São Paulo e no Rio de Janeiro até outras implicações mais graves que a recente medida americana de suspensão de entrada nos Estados Unidos para viajantes que passaram nos 14 dias anteriores pelo Brasil podem acarretar nas turnês internacionais, e por isso sigo acompanhando, assim mesmo, em gerúndio, sem novidade alguma.

E é por isso que não atualizamos as páginas de vendas com as novas datas, por exemplo, pois tudo é possível, inclusive novos adiamentos ou cancelamentos definitivos, e não quis correr o risco de perder o “amparo legal” que qualquer alegação de “novo pacote à venda” pudesse comprometer, por mais que a manutenção normal das vendas possa vir a permitir nosso objetivo de facilitar aos clientes qualquer escolha, por qualquer motivo, necessidade ou vontade pessoal. E quando falo em comprometer não me refiro ao Bus Session, e sim a todos os que o preferem ou dele dependem para realizar seus sonhos. Afinal, numa excursão, todo cliente é também uma espécie de “sócio”, que se beneficia de todos os demais.

Os próximos dias serão decisivos nesse sentido para que tenhamos “algo que necessite ou permita decisão individual“, e avisaremos por mail todos os clientes já contratados. Obviamente, todos os prazos de pagamento para “15 dias antes do show” ficam automaticamente adiados para os mesmos “15 dias antes do show”.

Quero inclusive já deixar marcado para o dia 15 de junho às 19h00 uma live no YouTube http://youtube.com/fabiofriendssession onde eu prestarei todos os esclarecimentos e procedimentos que certamente estarão mais definidos depois do prazo da MP e respectivos posicionamentos das produtoras.

Desde já agradecemos a confiança de sempre, e assim que tudo isso passar, nem que a gente tenha que levar metade dos passageiros em cada Bus Session ou organizar para que todo mundo vá de carro em comboio…

A gente se encontra na estrada.