Novo critério: ingressos somente no embarque
Não é segredo para ninguém nossas campanhas em defesa de valores justos para ingressos, não só contra pacotes de viagem que exploram os fãs mas também pela idéia do “Cambista do Bem”.
[raw]
[column size=”1/3″]
Por só repassarmos ingressos a preços oficiais, mesmo com critérios claros de não vendê-los avulsamente, uma situação pegou-nos desprevenido: o cliente prevaleceu-se da entrega antecipada e pagou um pacote completo para ficar só com o ingresso, sem viajar conosco. Então descobrimos que nossa política tinha uma “brecha” que, mesmo involuntariamente, permitia um “cambismo disfarçado”.
Outra questão foi a segurança dos ingressos no envio ou, quando em grande quantidade, no transporte por um de nós.
[/column]
[column size=”2/3″ last]
[box style=”note”]Nossa preferência sempre foi entregar os ingressos somente no embarque por vários casos:
- já retiraram antes e perderam o ingresso, esgotado;
- já esqueceram o ingresso e tiveram que voltar em casa, atrasando o embarque;
- envio do pedido completo somente após encerrarmos as vendas;
- segurança em guardá-los em local não divulgado, cofre, ou até mesmo com a produtora;
- transtorno de atender casos de exceção quando nosso foco deve ser a organização do grupo inteiro dentro de critérios coletivos.[/box]
[/column]
[/raw]
Paralelamente a isso, passamos a adotar o critério de só fazer excursões quando há apoio da produtora, com atendimento especial ao nosso grupo. Com isso pudemos fazer as reservas e pagarmos os ingressos à medida que vendemos, mantendo-os “armazenados” em seus sistemas e só imprimindo-os perto da entrega, facilitando até a devolução no caso de desistência de clientes. Esta segurança permite ainda o controle por numeração dos ingressos, cancelando-os em caso de perda no transporte ou até mesmo furto, reimprimindo-os com novos códigos de segurança.
Mais do que os casos que já aconteceram e geraram atrasos, com a possibilidade de só podermos fazer 4 alterações na lista de passageiros por ônibus, numa hipótese de 5 ou mais aproveitarem-se da “brecha”, pegar o ingresso antecipadamente e não aparecerem para o embarque, além do atraso à espera dos “espertinhos” teríamos de esperar a empresa refazer a autorização junto à ANTT para seguirmos viagem, e ninguém quer se atrasar por causa disso, certo?
Por mais que entendamos o fã querer ter o ingresso consigo antes, colocar foto nas redes sociais… e também saibamos do risco comercial de não conseguir atender os “mais desconfiados” por esta postura, tomamos a decisão de, a partir de agora, somente entregar os ingressos no embarque, sem exceções, da mesma forma que atendemos quase 6 mil fãs nos últimos seis anos.
Temos certeza que os melhores amigos do mundo concordarão, pois sabem que é em prol do seu sonho, e são estes que preferem a Friends Session.
A gente se encontra na estrada.