Mudanças no sistema deixaram nosso Dream Commerce mais rápido

(por Fábio F. Nunes, criador e responsável pela Friends Session)

Se vocês reclamam quando algo “dá errado” ou fica instável durante a navegação ou processo de compra pelo nosso site, imaginem então a consequência disso tudo na ponta de cá. E ultimamente as questões sobre o valor de entrada viraram a “Dúvida Freqüente” mais frequente…

WooCommerce no WordPress

Não sou programador, por isso há pelo menos uns 8 anos nosso site roda WordPress, talvez o sistema mais utilizado no mundo especialmente pela facilidade de instalação, configuração e gerenciamento, tanto que até grandes portais como o G1 utilizam. No entanto, só em 2015, quando encontrei (e comprei) dois plugins essenciais para manter as políticas de desconto para reservas com 3 ou mais passageiros e o parcelamento sem acréscimo por depósito/transferência, só com isso foi possível implementar a venda online que permitiu que vocês fizessem as compras de qualquer lugar e a qualquer hora, sem depender de receber nossas antigas propostas por e-mail.

Acontece que no ano passado percebemos que o “Woo Deposits” foi abandonado pela empresa que o criou, e esse era justamente o plugin que gerenciava o controle dos valores de entrada e pendências. Isso e uma lentidão absurda que eu não conseguia identificar (e corrigir) foram os principais motivos para eu adotar o critério “Processando” (Inside Friends Session: sobre pedidos Processando) e preferir aguentar as perguntas (e inseguranças compreensíveis) nesse tempo todo.

“Vamos estar solucionado…”

Então aproveitei que nada acontece entre Natal e Réveillon para “fuçar” (o que por vezes deixou o site fora do ar). Quem diria que era justamente o plugin produzido pelo Facebook o grande vilão da lentidão... o que não é supresa alguma, considerando o tempo que o Facebook tira das nossas vidas (tum-dum-psh…).

Por conta disso tive que desabilitar o plugin do Facebook e o Woo Deposits. Isso permitiu adotar o PHP 7.0 e agora o site está ridiculamente mais rápido.

Na verdade, está como deveria ser, e com isso vou poder voltar a manter os pedidos atualizados no sistema, ao ponto que me permitiu inclusive acrescentar no painel visível para quem acessar o sistema as informações de quanto e quando deve ser o pagamento final da reserva.

A única mudança aparente foi que os valores de entrada não aparecem mais no “Carrinho de Compras” ou na finalização do pedido (que nem sempre funcionava) como antes. Agora em cada evento tem uma “aba” na parte de baixo da página de venda com as informações de “Valores de Entrada e Prazos”, sempre disponíveis, 24 horas por dia, sem precisar resposta por mail ou rede social.

Agradeço a compreensão de todos, mais uma vez.

A gente se encontra na estrada.