Números da pré-venda Bus Session QOTSA

(por Fábio F. Nunes, criador e responsável pelo Bus Session)

Nos cursos de Business Model Generation que comecei a administrar pela To Startup eu uso muitos exemplos dos oito anos de história do Bus Session. O principal deles é a evolução do seu modelo de negócio em função das variáveis externas, especialmente para minimizar riscos de repetir histórias de prejuízo nada agradáveis de lembrar. No caso do Bus Session resumem-se à parceria (e/ou prazo) no acesso a ingressos (preferencialmente meia-entrada), valor do ingresso, perfil de público (alguns só vão de aéreo ou esperam promoção até a última semana), dia da semana, “tamanho do bolso do fã” (em função do comprometimento de renda com financiamentos), eventos concorrentes, e datas festivas (dia das mães em especial).

Contra sentimento não há argumento

Poucos sabem o quanto é difícil responder “vocês vão fazer show para ____?” com a informação (que às vezes beira a opinião) de que “não há demanda suficiente”. A gente até explicou no “Por que não rola Bus Session para todos os shows?, mas daí a entender que Lollapalooza 2014, One Direction ou Eddie Vedder seriam excursões inviáveis a partir de Florianópolis…

Contra números também não

Via de regra, atrações de rock e metal dos tempos áureos das gravadoras em espaços para públicos acima de 20 mil fãs sempre viabilizam excursões (e por isso que já garantimos que faremos Rolling Stones quando confirmar, por exemplo), da mesma forma que shows em São Paulo ou Porto Alegre em casas com menos de 10 mil lugares raramente fazem acontecer Bus Session.

A gente detesta cancelar excursão

Quando criamos a pré-reserva queríamos saber de antemão o número de interessados para contatar pouco antes de iniciar as vendas, fazer o pessoal já preparar o bolso, e de preferência eliminar a chance de prejuízo sem ter que “apostar” nas vendas de última hora. Assim, qualquer show que tivesse mais de 30 interessados “já valeria arriscar”. Até que, para citar exceções recentes, Lady Gaga teve mais de 300 pré-reservas e apenas 22 pessoas saíram de Florianópolis de excursão; The Cure teve 64 pré-reservas e apenas 20 passageiros; Lollapalooza 2014 teve apenas 08 pedidos em 20 dias de vendas.

 Aí no QOTSA…

Por turnês anteriores ficarem mais limitadas a festivais e desta vez os shows acontecerem na estatística “casas com menos de 10 mil lugares”, a princípio não faríamos Bus Session. Então lançamos o “desafio da pré-venda”, antecipamos os prováveis valores de ingresso e prometemos que faríamos caso alcançasse 60 pré-reservas.

Apesar de termos apenas 38 pré-reservas até o anúncio dos valores de ingressos e datas de venda, a parceria com outras excursões para eventualmente completar o Bus Session permitiu encarar. Apesar de 14 dos que pré-reservaram nem “darem as caras”, até ontem 28 pessoas solicitaram vagas/ingressos, e fechamos o pedido dos ingressos de 1º lote com a produção para os 22 que confirmaram no prazo de pré-venda (e detalhe que a produção local não liberou ingressos estudante fora da bilheteria e assumimos o custo da diferença para os clientes que pagaram a menos).

Mais do que superar a média de 65% de confirmações das propostas enviadas (ficou em 78%, sem contar os que deixaram para o próximo mês), o que mais impressionou é que 94% das vagas foram reservadas por clientes.

[alert style=”info”]Uma coisa eu posso garantir: se para todos os eventos os amigos se organizarem e conseguirmos 20 confirmações antes da abertura de venda de ingressos, podem ter certeza que haverá Bus Session, com condições facilitadas, preços mais baixos e ingressos de 1º lote. Só depende de vocês.[/alert]

Aos amigos que sempre tratam o Bus Session como primeira opção e raramente deixam de confirmar uma proposta enviada, nosso eterno agradecimento. Vocês fizeram 8.000 realizações de sonho acontecer.

A gente se encontra na estrada.