Inside Friends Session: sobre pedidos “Processando”

(por Fábio F. Nunes, criador e responsável pela Friends Session.)
Mandei há pouco por mail, mas preferi também registrar aqui.
Hoje é dia de atendimento telefônico no Bus Session, dia de colocar os e-mails em dia, e definitivamente esse assunto tem sido o mais frequente até no meu WhatsApp, pessoal, que não é um canal para perguntas, e isso é, obviamente, uma falha minha, que merece no mínimo explicações. Talvez seja uma das poucas perguntas que não estão respondidas no site

Fiz o pagamento e ainda não recebi a confirmação do pedido!!!!

Na versão curta: se você recebeu isso no seu mail é porque o seu pedido está com status “Processando”. Se ele está nesse status é porque:
  1. Você fez o pagamento de alguma forma;
  2. Comunicou pelo formulário na “Área do Passageiro”;
  3. Se foi pelo PagSeguro o sistema alterou o status automaticamente;
  4. Eu vi que você comunicou o pagamento e alterei manualmente o status para “Processando”.
  5. No caso de pedidos que envolveram ingressos eles já estão devidamente reservados/pagos com a produtora e retirados do estoque de venda.
  6. Isso significa que se você não depositou um envelope vazio ou teve estorno na sua conta por motivos de falha de dados de DOC/TED, não tem com o que se preocupar. Se fez pelo PagSeguro então, conforme sempre dizemos no site, aí que não tem que se preocupar mesmo, porque ele só muda o status para “Processando” de forma automática depois que o pagamento é devidamente confirmado no sistema deles.
  7. E significa também que a qualquer momento cada um da sua reserva já pode fazer o “Cadastro de Passageiro” na “Área do Passageiro” usando o código de reserva já criado/encaminhado no momento do pedido, aquele que começa com #BUSCOD00…
Já na versão longa, três questões importantes. Uma de cunho circunstancial, que de certa forma ficou mais complicada por conta de uma questão técnica, e outra de cunho pessoal… E se tem uma coisa que eu posso resumir nisso tudo (e que ensino nos treinamentos de estratégia e consultorias que eu ofereço pela To Startup) é que tive que tomar algumas decisões optando por opções imperfeitas, mas menos imperfeitas que outras opções, especialmente no longo prazo.

Na de cunho circunstancial…

O negócio das excursões em si, muito simples. Diferentemente dos anos anteriores onde o primeiro semestre sempre teve de 12 a 16 ônibus (algo entre 500 e 600 passageiros), seja por questões de crise ou da alta do dólar e instabilidade econômica no período do ano passado onde aconteceriam os fechamentos de contratos das atrações no Brasil, reduzindo os shows, o primeiro semestre desse ano mal viabilizou 3 ônibus, exatos 77 passageiros no total. Ou seja, apenas o Bus Session do Ed Sheeran lotou, enquanto o Metallica com 14 passageiros e Maximus Festival com 19 eu poderia até cancelar, mas não deixei ninguém na mão.
Obviamente que isso me obrigou a viabilizar outras estratégias para o Bus Session sobreviver até o final do ano (além de pagar as minhas contas, claro), e considerando que a expectativa passava por U2 e Adelle em abril, eu definitivamente não estava preparado para tudo isso.
Deixei a coisa correr assim mesmo e correr atrás depois dos casos mais “incomodados”, paciência. Tive que me segurar na confiança que a maioria dos que já viajaram comigo nunca tiveram com o que se preocupar.

Na de cunho técnico…

Aí veio o início das vendas de segundo semestre, especialmente Rock in Rio e suas atrações em outras cidades, e além de uma dedicação a viabilizar ingressos em detrimento de atendimento (confiando que, sempre digo, #temtudonositeotempotodo), uma questão técnica abalou uma série de processos “redondinhos” que eu já tinha.
Desde 2011 o site roda com o sistema WordPress, gratuito, e em 2015, para automatizar alguns processos, instalei o plugin de comércio eletrônico WooCommerce, igualmente gratuito, e que para algumas particularidades como o pagamento parcial na entrada e o desconto automático para 3 ou mais pacotes eu adquiri outros plugins diretamente relacionados ao WooCommerce.
Acontece que no final de abril o WooCommerce fez uma grande atualização que, entre outras coisas, mexeu diretamente na forma como vendemos as excursões, os “Grupos de Produto”. Num primeiro momento bagunçou o que já estava à venda, com problemas de visualização (quem lembra viu que aparecia tudo “Apenas Transporte…” com preços diferentes, e sumiu as informações detalhadas lá embaixo), e mudou a forma de cadastrar os novos. Isso mexeu na forma de visualizar os pedidos no painel de controle, que parou de exibir os pedidos depois da atualização quando eu aplicava os filtros de busca (isso facilitava muito o trabalho quando eu precisava checar só os pedidos de um determinado show, e ainda continua com problems) e também na forma como um outro plugin gerava os relatórios de venda.
Boa parte disso acabou corrigido recentemente, especialmente na questão de relatórios, mas nesse meio tempo a coisa toda ficou muito “manual”. Por conta de não descartar a hipótese de voltar à versão anterior do WooCommerce e ter que utilizar um backup antigo, mantive todo o controle apenas “offline”, em Excel, da mesma forma que sempre fiz para garantir (o que só comprovou ser uma estratégia válida, mais uma vez), junto com os mails que o sistema gera e me envia automaticamente a cada pedido, sem atualizar os status para “Concluído” no sistema. Preferi que vocês viessem a reclamar “caso a caso” do “por que ainda está ‘Processando’?” do que correr o risco de depois, retomando um backup anterior, uma enxurrada de reclamações pertinentes aparecessem enquanto eu refazia cada um dos pedidos manualmente no sistema porque os pedidos simplesmente sumiram ou voltaram para o status “Aguardando” depois de já “Concluído”.
Agora que as questões técnicas ficaram “confiáveis”, pretendo aos poucos passar todas as confirmações do meu controle “offline”, a planilha de Excel, para o sistema, sem qualquer risco.

No cunho pessoal…

Há anos eu precisava fazer uma grande arrumação da minha vida, boa parte dela relacionada ao Bus Session, e que por envolver revisitar uma série de decisões equivocadas, resultados negativos e outras coisas que, especialmente nesse contexto de demanda inviabilizante (fora o tempo para executá-la), seriam motivos suficientes para encerrar tudo isso. Basicamente encontrar sobras de ingressos não vendidos (ou qualquer coisa de excursões que tiveram graves problemas nesse sentido, como os 11.000 reais no Paul McCartney no Rio ou o “Caso Coldplay” no ano passado) e camisetas, por exemplo, não era algo que eu estava disposto a encarar. 
Acontece que, além de ter chegado num ponto onde um quarto inteiro da casa acumulava essa bagunça, a possibilidade de fazer algo mais significativo com isso tudo me obrigou a “encarar a porra toda” sem “mimimi”, e além de doações de vários exemplares de camisetas duplicados que eu tinha, nos próximos dias vou lançar uma ação de vendas de camisetas novas para reverter em prol das ações do Projeto Resgate, que me envolvo desde agosto. Serão quase 200…
Depois de 2 semanas dedicadas, faz uma semana que eu tenho um escritório decente na minha própria casa, finalmente conforme idealizado, em vez de trabalhar improvisado no quarto, sala, sacada… E as mais de 110 camisetas dessa história toda estão devidamente organizadas, catalogadas, como um acervo desses 11.000 sonhos realizados. Habemus produtividade.

Enfim…

Nunca escondi que na maior parte do tempo tudo isso se resume a um “exército de um homem só”, falível em alguns aspectos, mas sem jamais comprometer o objetivo final: ajudar a realizar os sonhos de fãs. Porque só quem é fã entende fã, e enquanto eu puder viabilizar isso de alguma forma, teremos Bus Session.
Agradeço novamente a compreensão de todos, especialmente os que sequer se preocuparam. Eu não consegui fazer melhor ou mais rápido que isso, e por isso peço desculpas. Mas podem ter certeza que logo, da mesma forma que há mais de 11 anos…
A gente se encontra na estrada.