Exclusividade em ingressos: abuso contra o fã

Não bastassem os leilões de cachês, os impostos, a lei de meia-entrada, o ECAD e todos os acréscimos do “custo Brasil”, os fãs agora deparam-se com mais uma despesa para realizar seus sonhos.

Nós da Friends Session convivemos há 6 anos com o desafio de viabilizar que fãs de Santa Catarina e (depois do Twitter e Facebook) até de outras regiões do Brasil possam comprar seus ingressos e ir aos shows da forma mais confortável, cômoda, segura e com o menor custo possível. Cobramos pelo nosso serviço de transporte e repassamos SEM ÁGIO os ingressos pelos valores oficiais dos canais de venda. Isto só é possível por termos uma estrutura mínima.

No entanto, com toda a atenção de mídia e demanda de deslocamento que os principais shows geram, grandes empresas de turismo passaram a patrocinar tais eventos em troca de acesso a ingressos para seus clientes.

Sabemos da importância das receitas de patrocínio para viabilização do “custo Brasil” e o envolvimento (e até fusão) de produtoras com grandes grandes empresas de publicidade é de vital importância para o setor. Aceitamos que patrocinadores tenham acesso a pré-vendas para seus clientes, como ocorre várias vezes com Citibank, HSBC e Bradesco, mas jamais concordaremos com EXCLUSIVIDADES para qualquer patrocinador que lucre com as demandas paralelas de um evento, especialmente empresas que só trabalhem com um tipo de transporte.

Um exemplo a ser seguido foi o comportamento da Gol Linhas Aéreas com o Planeta Terra, que patrocinou, exibiu sua marca, mas não teve qualquer exclusividade nos ingressos, que se destinaram a fãs.

Por outro lado, em U2 e Rock in Rio, a “Agência Oficial” (e única a ter acesso direto com a produção) incluiu nos seus pacotes ingressos com valores de duas a três vezes o valor oficial com taxas, e vetou em contrato que qualquer outro pudesse adquirir os mesmos. Tudo bem que ela ela tem custos fiscais a acrescer nesta operação de compra e revenda de ingressos e até poderia ter privilégios por desembolsar 4 milhões de reais no evento, mas torna-se absolutamente abusivo quando tais valores nitidamente revelam “recuperar” o investimento.

Nem todo fã tem cartão de crédito. Nem todo fã pode se dar o luxo de gastar 1.000 reais para assistir o seu show tão esperado. Nem todo fã pode pagar “o preço que for” por um ingresso. E NENHUM fã gosta de comprar ingressos de cambistas, especialmente os com “exclusividade” com a produção.

Infelizmente, meu caro fã, toda vez que você vir uma marca como “Agência Oficial” tenha certeza que ninguém está preocupado com o quanto você pode pagar e somente com o quanto eles vão receber.

Enquanto isso, pode ter certeza que nós da Friends Session sempre dedicaremos nossos esforços a realizar o seu sonho e colocar-se no lugar do fã com todo o respeito que ele merece.

A gente se encontra na estrada.