É… acontece.

(por Fábio F. Nunes, criador e responsável pela Friends Session)

Cheguei há pouco de Porto Alegre, num dos Bus Session Bon Jovi.

Semana passada, quando no mesmo momento depois do Bus Session Maroon 5 em Curitiba, respondi: “deu um monte de coisa errado, mas no final deu tudo certo.” Desde fornecedor de camisetas há mais de 11 anos que trocou e-mail recentemente e os passageiros não receberam no embarque (mas elas estavam lá depois do show) até a pizzaria que não enviou guardanapo, uma série de coisas “mal executadas” fizeram com que várias situações ficassem aquém do padrão Bus Session (inclusive um pequeno atraso na ida por conta de um acidente na rodovia). Só que, mesmo assim, por todas serem contornadas, no final deu tudo certo.

Hoje, depois do Bus Session Bon Jovi, a resposta é inversa: “deu tudo certo, mas no final um monte de coisa deu errado.”

Na ida, “reloginho”, tudo dentro do previsto e do horário, no máximo um autor de “número 2” que deixou sua marca.

Terminado o show, depois de batermos recorde com menos de 40 minutos entre o final do show e o fechamento do ônibus, um trânsito anormal por conta de um evento comemorativo da “Revolução Farroupilha” (feriado estadual, 20 de setembro) comprometeu 90 minutos extras do estimado até a parada para higiene pessoal, o que provavelmente já inviabilizaria nossa sonhada passagem “ilesa” pelo trânsito da Grande Florianópolis. Até que…

Independentes, o Bus Session “Never say goodbye” partiu na frente, até que no quilômetro 49, por volta das 3h00 da manhã, um dos 6 pneus traseiros estourou e obrigou a parada para troca. Pouco depois o outro Bus Session, o “Lost Highway”, alcançava o local e prestava auxílio para acelerar a troca do pneu. Nesse intervalo o serviço de atendimento da rodovia também chegou ao local, garantindo ainda mais a segurança e agilidade. Tão logo tiramos as porcas todas, o Bus Session “Lost Highway” prosseguiu.

No entanto, ao retirar a roda avariada, percebeu-se que, ao soltar-se, a bandagem do pneu estourado desencaixou algumas estruturas relativas ao sistema de suspensão a ar, deixando de ser um simples problema de troca de pneu. Foi quando considerou-se a hipótese de chamar um outro ônibus para “socorrer” o grupo, já que o reencaixe das peças poderia não ser possível. Contatou-se o proprietário da Imperador Turismo, Ednei Goulart, que de pronto entrou em contato com a Santoanjo para que deslocasse um ônibus de Porto Alegre caso não fosse possível o reparo funcional do sistema.

Além dos trabalhos dos próprios motoristas e sua longa experiência em manutenção de ônibus e caminhões, o  atendimento da equipe da rodovia foi essencial e ajudou até a contatar um torneiro mecânico que ajudasse com o reparo. Mas depois de algum tempo de tentativas confirmou-se que não seria possível recuperar a peça, e por conta da Scania local não dispor em seu estoque, optou-se por dar sequencia à opção do ônibus da Santoanjo.

Além dos motoristas, o guia que acompanhava o ônibus buscava atualizar os passageiros com as informações todas, ora repassando os acontecimentos no local, ora contatando-me diretamente, ora com informações do Ednei, sempre no intuito de acalmar e informar até a chegada do ônibus da Santoanjo, que, infelizmente, só veio a chegar perto das 07h00 da manhã.

Por conta do trânsito da Grande Florianópolis acrescentar mais quase duas horas ao tempo previsto, o Bus Session “Lost Highway” chegou em Florianópolis por volta das 09h30 da manhã, 90 minutos além do nosso “teto” de sempre. O ônibus da Santoanjo deve chegar por volta de 12h30.

Por conta de o carro da Imperador Turismo permanecer em Porto Alegre para reparos, tivemos que acionar outra empresa para fazer o nosso transporte ao Rock in Rio: a Meltur, de Meleiro, sul do estado. Os clientes do Bus Session Friends in Rio já foram logo avisados de que postergaríamos em duas horas nossa saída na tarde de hoje e estão todos cientes.

Além de comprovar para efeitos de “atestado” junto aos empregadores dos passageiros, esse post serve sobretudo para mostrar nossa transparência e assumir as devidas responsabilidades, inclusive para melhorias, mesmo entendendo tratar-se de contratempos aleatórios, ao que devemos sempre prestar a melhor resposta. Contratempos acontecem, mas isso é só uma parte. E nosso papel é ajudar a realizar sonhos, e fazer tudo dar certo.

Aos passageiros do Bus Session “Never say goodbye”, agradecemos a compreensão e pedimos desculpas pelo socorro não ter sido tão rápido quanto nós todos gostaríamos. Que não manche o show espetacular que assistimos ontem, sonho realizado de vocês.