Bus Session e Pizza: o resto é cover

(por Fábio F. Nunes, criador e responsável pela Friends Session)

Era 24 de março de 2007, Bus Session Roger Waters no Morumbi. Foi a primeira vez que dissemos aos passageiros “venham direto para o ônibus após o show, não comam nada na saída, assim saímos o mais rápido possível e passamos num Habib’s para todos lancharem”.

Terminado o show “The dark side of the moon”, aquele do porco voador, todos em êxtase e famintos, quase 2 quilômetros até o ônibus… acredito que não preciso descrever a emoção de cada um ao chegar no ônibus e sentir aquele cheiro de pizza inacreditável…

Até então não constava no pacote, era uma surpresa que pedíamos inclusive para ficar em segredo para quem divulgasse o Bus Session para outros amigos. Só que no final de 2008, especificamente na Madonna, um concorrente passou a anunciar os seus pacotes com pizza e desde então ela “faiz parti” na venda. Tudo bem que “não existe melhor elogio que a cópia”, mas confesso que sinto falta daqueles fãs esfomeados surpreendidos.

Fidelidade

A pizzaria da foto nos atende em São Paulo desde 24 de março de 2007, estejamos no Morumbi, no Anhembi, em Interlagos, no Jóquei Clube, no Campo de Marte ou no Palestra Itália. A de Curitiba também é a mesma desde então. Em Porto Alegre tivemos que mudar porque a primeira mudou o foco para restaurante, mas desde o Paul McCartney em 2010 é a mesma. Afinal, toda amizade tem que ser fiel, certo? Tem a Apalai que fornece nossas camisetas desde 2006, mas isso é assunto para outro post…

Planejamento detalhado

Claro que a logística nem sempre funcionou perfeitamente, por mais que em eventos maiores ligássemos com dias de antecedência para as pizzarias. Já teve show que atrasou tanto que as pizzas esfriaram, mesmo atualizando o horário por SMS à medida que percebíamos o atraso dos shows.

No Friends in Rio de 2011, por conta da localização em “área perigosa”, nenhuma pizzaria quis entregar depois da meia-noite e não poderíamos garantir a qualidade das pizzas para quando os fãs chegassem às 3h00 da manhã. No Sabbath em PoA e no AC/DC em São Paulo, a segunda parte da entrega ficou presa no trânsito e atrasou a chegada – no AC/DC demorou tanto que a galera mandou o motorista zarpar e jogamos exatas 46 pizzas fora mesmo depois de irmos para a beira da rodovia tentar alcançar algum dos ônibus. No SWU 2010 sequer oferecemos no pacote, pois nenhuma pizzaria quis entregá-las na fazenda Maeda.

De acordo com o perfil dos fãs, são 10 a 13 pizzas por ônibus, bem como diferentes sabores, que sempre considera os vegetarianos. E sim, teve vezes que faltou…

Números

Em 07 anos de pizzas no Bus Session foram mais de 2.100 pizzas entregues, algumas delas no hotel, como aconteceu ao final de cada noite nos Lollapalooza. Nos shows de Black Sabbath e Roger Waters em Porto Alegre precisou de uma caminhonete para entregá-las. Já teve evento que sobrou mais de 2 pizzas por ônibus. No Bon Jovi, por causa da chuva, muita gente se serviu a rodo, levou mais fatias do que o necessário para dentro do ônibus e fizemos um pedido extra para quem chegou depois.

Tudo a ver

Alegam a histórica tríade “sexo, drogas e rock’n’roll”, mas eu sempre associei uma fatia de pizza servida na mão àquela fome que bate depois do show para substituir os dois primeiros que não são permitidos no Bus Session. E claro, cercado de amigos e boas histórias, um perfeito fechamento após realizar um sonho de fã.

Assim como fizemos com a qualidade dos ônibus nas excursões para shows, que antes do Bus Session muitas vezes sequer tinham ar-condicionado, é uma imensa satisfação constatar que o mercado ficou melhor depois que trouxemos para os fãs o tratamento que queríamos. E, conforme um amigo postou há alguns dias, “A pizza já pode ter virado commodity no nicho das excursões para shows, mas o serviço que o Bus Session presta pra galera, ninguém tem.”

Afinal, só quem é fã entende de fã. “Música, amizade e diversão”, com pizza, só na festa sobre rodas do Bus Session. O resto é cover.

A gente se encontra na estrada.